Atrações itinerantes agitam as ruas do Alto do Cruzeiro

6º Festival Lula Calixto – 9 de dez. 2011




Maracatu Batuque do Sertão

Boi do Maracatu

Zé Monteiro, o homem que venceu as 5 mortes


Daqui a pouco, às 20h, tem o lançamento do filme "Zé Monteiro - o homem que venceu as 5 mortes", cuja trilha foi feita pela turma do ponto de cultura Orquestra Sertão, parceiro do Coco Raízes de Arcoverde. 
Dirigido e produzido por Wilson Freire, com a participação da Orquestra na realização do filme, foi possível promover o primeiro contato do grupo com sets de filmagem e trilhas para audiovisual. 
Lula Moreira apresenta a Orquestra Sertão como uma banda de "pife progressivo" e conta que Lula Calixto foi seu mestre de pífano: "Com ele, aprendi a fazer, tocar e afinar pífano em outras escalas, para harmonizar com outros instrumentos". 

Tradição marca da primeira noite do palco paralelo

6º Festival Lula Calixto – 9 de dez. 2011

Tenório e Baião de Viola

Em paralelo aos shows do Alto do Cruzeiro, no palco localizado em frente à sede do Coco Raízes, atrações com ligação direta com o mestre Lula Calixto se apresentaram para um público atento, animado e fiel. Tenório e Baião de Viola inauguraram o palco com uma formação contemporânea para o toque de forró e baião, liderada por uma viola plugada. Tenório abriu o show dizendo: “Tive a honra de conhecer Lula Calixto em vida e é um grande prazer participar de um evento realizado em sua homenagem”.

Coco das Irmãs Lopes

O Coco das Irmãs Lopes entrou em seguida com sua A brincadeira no palco. A batida constante e acelerada do trupé mostrou aspectos diferentes do samba de coco típico de Arcoverde. No palco, Severina Lopes falou de sua amizade com Lula Calixto e da história de quase 100 anos do coco nesta cidade, quando seus avós chegaram de Correntes trazendo o coco na mudança. O centenário do Samba de Coco em Arcoverde deverá ser comemorado em 2016. Nos bastidores, Josefa Lopes contava histórias: “Vou fazer 76 anos. Quando eu comecei a dançar coco, a gente vivia no sítio. Não tinha luz, a casa era de barro, a gente dormia no chão, minha mãe tinha uma cama de varas. Brincando sempre”, arremata.

Cacau Arcoverde e Treminhão

A parceria entre Cacau Arcoverde e Treminhão foi a terceira atração do palco paralelo. Sempre buscando parcerias e intercâmbios, Cacau explicou a predileção pelos maestros da Treminhão para esta parceria: “Fora a amizade, tem a musicalidade, a sinergia com a minha percussão, a complementaridade. A banda tem uma relação com a cultura tradicional. A convivência entre percussão e bateria fica mais fácil”. Tanto Cacau, como o Treminhão têm ideias de projetos em comum, ainda em segredo.
A programação noite encerrou com a poesia tornada música de Noé Lira.  

Coco dá o ritmo do palco principal

6º Festival Lula Calixto – 9 de dez. 2011

Fotos: João Rogério Filho



Coco Raízes de Arcoverde

O Coco Raízes de Arcoverde abriu a primeira noite do 6º Festival Lula Calixto diante do Alto do Cruzeiro repleto de fãs. O grupo, que comemora seu 19º aniversário, é responsável pela realização do evento, que conta com o patrocínio da Funarte / Ministério da Cultura, através do Prêmio Procultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música. Quem escolheu o palco principal para brincar, dançou muito mais coco com os grupos A Cocada e Aurinha do Coco, ambos de Olinda.

A Cocada

Aurinha do Coco

Entre um coco e outro, outras levadas surgiram ao longo da noite. O Rabecado com o CD Cerca Viva, de repertório autoral, que parte do forró, integrado a outros ritmos e influências para resultar em arranjos diferentes de tudo. Une o tradicional ao cosmopolita, produzindo um som contemporâneo. Adryana BB, apresentando-se pela primeira vez em Arcoverde, trouxe seus mixes de samba e maracatu que vêm conquistando plateias em todo o mundo.

Rabecado

A festa segue até domingo (11/12). Confira a programação.

Entre Cordas e Percussões



Seis integrantes: três nas cordas, três na percussão, uma vasta cozinha. Com essa formação e influências da música popular e do rock, de Pink Floyd e Eric Clapton à cantoria, a banda Cordas e Percussões compõe canções a partir das letras de Leandro Vaz, que também toca violas de 10 e 12 cordas.  Há quase 10 anos na batalha, os músicos Silvério, Douglas Viana, Jackson André e Danilo vêm desenvolvendo este projeto em paralelo a outros solo.
Para o show que apresentam domingo (11/12) na programação do 6º Festival Lula Calixto, Emerson Calado assume a bateria como convidado. 

Na origem do trupé


No meio do caminho, entre fachadas de casas e o palco de apoio do Festival, como se nada estivesse acontecendo, lá estava Assis Calixto envolvido nos últimos acertos em uma dezena de tamancos. É ele quem faz os calçados que funcionam como instrumentos no coco trupé, além de compor quase todas as músicas que compõem o repertório do Coco Raízes de Arcoverde.
O preço do par de tamancos é R$15,00. Eles também podem ser encontrados na sede do Coco Raízes como lembraninhas em miniatura. 

Coco Raízes aquecendo vozes e tamancos!




Ensaio animado ontem (08/11) à tarde na SECORA.